Pesquisar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

Fazendo Videosclipes e Ensinando Ciências

No ano passado, comecei um projeto com minha turma de estudantes da 7ª série (1º Ano do 4º Ciclo): Fazer videoclipe de alguns conteúdos que estávamos trabalhando. Nossa, como foi difícil! Tive tantas dificuldades que até pensei em desistir. O programa utilizado foi o Kdenlive, do sistema operacional Linux, no laboratório de informática da própria escola. O primeiro problema: eu não sabia usá-lo, rssssss... parece brincadeira, mas não é; depois de diversas tentativas e o help de Mércia (DGTC), conseguimos iniciar. Infelizmente, cada máquina do laboratório tinha uma versão diferente do software ou o mesmo estava desatualizado e mais problemas surgiram. E, como se já não bastassem as dificuldades, quando conseguíamos um horário livre para fazer o vídeo, constatávamos que "alguém" havia deletado alguns trabalhos já iniciados e tínhamos que recomeçar...Bem, a minha principal dificuldade, e hoje eu vejo isso, foi manter a motivação dos estudantes. pois, diante de tamanhos problemas, eles já não queriam mais concluir o trabalho. Graças a Deus (e só Ele mesmo prá ajudar), fizemos os vídeos!
Tentei postá-los aqui mesmo no blog, mas ficaram pesados, então, os disponibilizei no site do Youtube e quem quiser verificar é só clicar nos links abaixo e conferir nosso trabalho.
Infelizmente, os efeitos especiais foram retirados por uma limitação do site, visto que lá só hospedam vídeos pequenos. Comentem, vale também dizer que não ficou legal, mas saibam que foi o melhor que pudemos fazer, apesar de TUDO.

Ah, vou apresentar este trabalho em julho próximo, no congresso da SBPC, em Goiânia/GO.

Eis os endereços eletrônicos:

http://www.youtube.com/watch?v=XTfBEt5YJR8

http://www.youtube.com/watch?v=vKyQyTXWs7E

http://www.youtube.com/watch?v=C91E9P0xlbw



Um abraço a todos e parabéns aos meus estudantes: Isabella, Cláudia, Daniella, João Paulo, Douglas, Rivanaldo, Michael e Juliana.

3 comentários:

  1. eu gostei muito dos vidéos dos meninos da turma da 8 serie é muito interesante pois eu gostaria de fazer tambem parece ter sido muito complicado.mais mesmo assim eu gostaria de fazer pois eu achei muito legal.

    escola municipal santa maria
    data:03/05/2011
    aluna(O):jeniffer c de oliveira
    professora:veronica

    ResponderExcluir
  2. Tá certo, Jeniffer, então vou te ensinar. Que bom que vc gostou!
    Um abração, lindinha.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Verônica!
    Não podemos desistir nunca, eu tb já pensei em desistir muitas vezes, mas sempre que penso, Deus manda alguém para me dizer que não é para desistir e uma dessas pessoas que apareceram na minha vida e disse isso foi você! Obrigada por tudo!
    Beijos

    ResponderExcluir